5º A VISITA O ENGENHO DE SÃO JORGE DOS ERASMOS


Hoje fomos conhecer as ruínas do Engenho de São Jorge dos Erasmos, que fica na Zona Noroeste de Santos. Ele foi construído por Martim Afonso de Souza em 1532 para gerar riqueza e fazer com que os colonos decidissem ficar por aqui.
Nós conhecemos o cemitério, onde foram encontradas 19 ossadas humanas, inclusive de uma criança. Os historiadores acreditam que, naquela época, havia exploração do trabalho infantil. Os escravos que trabalhavam no Engenho nos primeiros anos de atividade não eram africanos, mas sim indígenas da região. Em seguida, vimos onde havia uma Igreja e, ao lado, ficava o paiol, pois o local precisava de proteção porque o açúcar, naquela época, era tão valioso quanto o ouro.
Depois conhecemos a cana-de-açúcar, pois há uma pequena plantação para os visitantes conhecerem como ela é.
Na sequência, fomos à casa da moenda ou de engenho, à casa das fornalhas, à casa das caldeiras ou dos cobres e à casa de purgar. Aprendemos como eles moíam a cana, depois ferviam a garapa até formar o melado, que era colocado no pão de açúcar para endurecer. O bagaço da cana era usado como combustível para manter o fogo sob os tonéis. Com o que sobrava do caldo, eles faziam rapadura e cachaça, mas era muito pouco. A maior riqueza era o açúcar para adoçar os alimentos.
As duas monitoras que nos atenderam são muito legais, nos explicaram tudo e responderam às nossas perguntas com muita paciência.
Quem quiser visitar o Engenho, pode acessar o site ou telefonar. Visitas monitoradas podem ser agendadas pelo telefone (13) 3203-3901.
É um lugar muito interessante e lindo também!
O bem cultural situado na Rua Alan Cíber Pinto, 96, na Vila São Jorge, Santos está aberto à visitação, diariamente, das 9h às 16h.
Facebook: facebook.com/engenhodoserasmos

Site: www.usp.br/prc/engenho

OU: http://www.turismosantos.com.br/ptb/guia-de-santos/locais/ir/atracoes-em-santos/zona-noroeste/engenho-dos-erasmos

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Sua opinião é importante para nós! Deixe seu comentário aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: