PROJETO PEDAGÓGICO: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


PROJETO PEDAGÓGICO:

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Prof.ª Tânia Tavares Paulino 2º ano A (30 alunos)

Prof.ª Ivana de Moura Villaça 2º ano B (29 alunos)

Justificativa

A necessidade do projeto surgiu da observação da alimentação das crianças na escola. Se por um lado é possível perceber alunos que exageram na alimentação, comendo porções maiores do que sua necessidade diária, por outro lado é notável que alguns alunos apresentam dificuldade em se alimentar e rejeitam uma variedade enorme de alimentos. Há ainda, crianças que trazem em suas mochilas, guloseimas, como balas e chocolates, para consumirem escondidas na escola, já que não é permitido trazer qualquer tipo de alimento de casa.

Como a escola é de período integral e, dessa forma é responsável pelas principais refeições do dia, torna-se fundamental que a criança tenha conhecimento da importância de alimentar-se bem, assim como, permita-se experimentar alimentos diversos.

Dessa forma, o objetivo do projeto é permitir que os alunos, juntamente com seus familiares, reflitam sobre seus hábitos alimentares e das consequências que esses hábitos têm na sua saúde. Pretende-se levar ao conhecimento dos alunos que tanto a carência quanto o excesso de alimentos podem gerar doenças e prejudicar o crescimento. Ao compreender a importância da alimentação saudável, espera-se uma mudança de hábitos alimentares.

Objetivos

– Definir o que é alimentação saudável.

– Diferenciar frutas, verduras e legumes, bem como a importância desses alimentos para nossa saúde.

– Incentivar o consumo de frutas, verduras e legumes.

– Conhecer a importância das vitaminas na saúde.

– Identificar informações contidas nos rótulos de produtos industrializados.

– Compreender os prejuízos causados pelo consumo excessivo de balas, refrigerantes e frituras.

– Aprender o que significa a pirâmide alimentar.

– Aprender algumas receitas de alimentos saudáveis.

– Evitar o desperdício de alimentos.

Conteúdos curriculares

– Ciências: alimentação saudável.

– Língua Portuguesa: produção de receitas, respeitando o gênero textual; leitura e interpretação de textos informativos sobre o tema; entendimento das informações contidas nos rótulos dos alimentos industrializados.

– Matemática: unidades de medida usadas nas receitas, valor nutricional dos alimentos, criação de tabelas.

– História: valor cultural da alimentação (alimentos de origem indígena, africana ou europeia).

– Arte: representação por meio de desenhos dos alimentos estudados, confecção da pirâmide de alimentos.

Etapas previstas

1ª etapa – 12/05

Conhecimento prévio da turma. Questionário sobre o tema.

Neste questionário, deverá conter perguntas como:

  1. Para você, o que é uma alimentação saudável?

  2. Você considera sua alimentação saudável?

  3. Quantas frutas você consome por dia?

  4. Você come verduras todos os dias?

  5. Você come legumes todos os dias?

  6. Qual é o seu alimento preferido?

  7. O que você não gosta de comer?

  8. Você tem alergia ou intolerância a algum tipo de alimento? Qual?

  9. Quantas vezes por dia você consome doces?

  10. Quantas vezes ao dia você consome frituras, bolachas recheadas ou salgadinhos industrializados?

2ª etapa- 14/05

Diferenciar frutas, legumes e verduras em texto informativo sobre o tema. Figuras de alimentos para recortar e colar classificando corretamente o alimento. Escrita dos nomes dos alimentos.

3ª etapa – 19/05

Importância das frutas na alimentação das crianças. Criação de tabela com as frutas preferidas pela turma.

4ª etapa – 21/05

Maçã – ilustração e texto tratando dos benefícios da maçã na alimentação. Degustação.

5ª etapa – 23/05

Banana- ilustração e texto tratando dos benefícios da banana na alimentação.

6ª etapa – 26/05

Morango – texto informativo sobre o valor nutricional do morango e os benefícios para a saúde.

7ª etapa – 28/05

Mamão – texto informativo sobre o valor nutricional do mamão e os benefícios para a saúde.

8ª etapa – 02/06

Manga – texto informativo sobre o valor nutricional da manga e os benefícios para a saúde.

9ª etapa – 04/06

Salada de frutas – produzir a escrita da receita da salada de fruta. Fazer a salada de fruta com a turma, enfatizando a necessidade de manter a higiene na manipulação dos alimentos.

10ª etapa – 09/06

Verduras e legumes – texto informativo sobre o tema enfatizando a importância nutricional desses alimentos na nossa saúde.

11ª etapa – 11/06

Receita de salada ou sopa com legumes e verduras. Se possível, colocar em prática a receita.

12ª etapa – 16/06

Alimentos não saudáveis – refrigerantes, doces, salgadinhos…

13ª etapa – 18/06

Pirâmide alimentar

14ª etapa- 23/06

Confecção de livro sobre alimentação saudável e receitas.

15ª etapa – 25/06

Conclusão do projeto – produção de texto sobre o que aprendeu sobre a alimentação. Apresentação do projeto para a escola ou para os pais.

Produto final do projeto

Todo o trabalho desenvolvido no projeto será registrado em um caderno. Na conclusão do trabalho, haverá uma exposição do que os alunos aprenderam sobre o tema. Nesta exposição, poderá haver cartazes, os cadernos concluídos e apresentações orais.

Referências bibliográficas

PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito e ALMEIDA, Maria Elizabeth Biancoccini de (org). Elaboração de Projetos: guia do cursista. 1ª ed. Brasília: Secretaria de Educação a Distância, 2009.

NOGUEIRA, Nilbo Nogueira. Pedagogia dos projetos: etapas, papéis e atores. 4. ed. São Paulo: Érica, 2008.

BRASIL. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionas: ciências naturais: primeiro e segundo ciclos. 3. ed. Brasília: MEC/SEF, 2001, 136 p.

CARNEVALLE, Maíra Rosa. Projeto Prosa: ciências, 3º ano. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

OLIVEIRA, Lucineia e FARIA, Maurício Jorge Bueno. Agora é hora: Ciências, 5º ano. 1. ed. Curitiba: Base Editorial, 2011.

Referências de multimídia

Item 1 – Texto apresentado no site Terra e trata dos benefícios da maçã na saúde humana.

Disponível em: http://saude.terra.com.br/nutricao/confira-8-beneficios-da-maca-para-sua-saude,2a2c47465e6a9310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.htmlAcesso em 11/05/14

Item 2 – Vídeo disponível no youtube que trata sobre o tema alimentação saudável. É direcionado ao público infantil. Facilita o entendimento da pirâmide alimentar.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jfMCu4m1FQQAcesso em 11/05/14.

Item 3 – Apostila sobre alimentação saudável nas cantinas escolares. Serve para embasar o trabalho do professor. Disponível em: http://189.28.128.100/nutricao/docs/geral/manual_cantinas.pdfAcesso em 11/05/14.

Item 4 – Blog da educadora Andreza Florencio de Melo que apresenta atividades práticas para aplicar no projeto (prontas para imprimir). Disponível em:

http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com.br/2011/06/atividades-projeto-alimentacao-saudavel.htmlAcesso em 11/05/14.

Item 5 – Site da revista Guia Prático Para o Ensino Fundamental que apresenta um projeto sobre alimentação saudável do qual é possível retirar algumas ideias interessantes. Disponível em:

http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/85/artigo215145-1.asp

Acesso em 11/05/14.

FOTOS DOS ALUNOS DURANTE O PROJETO:

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35 Respostas

  1. O projeto alimentação saudável e muito importante para uma alimentação equilibrada

  2. É importante sempre ter uma alimentação balanceada, equilibrada e muito saudável, para evitar o colesterol, a obesidade e o mal estar na saúde.

  3. eu gostei muito desse trabalho!

  4. Eu acho que alimentação saudável é muito importante para todos nós e para a nossa saúde!

  5. super bom gostei muito legau

  6. Eu achei esse projeto muito legal também ajuda as pessoas não desperdiçarem comida

  7. legal

  8. Parabéns fez um lindo trabalho!!!!

  9. Eu gostei das fotos. Eu gostei das atividades no caderno.

  10. Nós gostamos dessa alimentação saudável para a nossa saúde e a vitamina de mamão a gente gostou.

  11. Nós gostou dos comentários e a alimentação saudável e a vitamina de mamão e a gente gostou.

  12. Nós gostamos porque o projeto esta lindo! A vitamina de mamão foi gostosa

  13. Nós gostamos do que nós fizemos porque nós comemos banana na classe.

  14. Eu gostei de tomar a vitamina de mamão.

  15. Eu achei um comentário interessante sobre a alimentação.

  16. Nós fizemos uma vitamina de mamão que estava gostosa.

  17. Nós gostamos das fotos e do trabalho.

  18. Nós achamos muito legal e muito divertido.

  19. Nós gostamos das aulas porque nós fizemos a vitamina de mamão.

  20. Nós gostamos das aulas porque nó fizemos A vitamina de mamão.

  21. nos gostamos do projeto porque tem bastante desenhos

  22. esse ano agente esta fazendo um progentoquetodomunto come
    fruta

  23. O projeto é legal e faz bem para a nossa saúde.

  24. nos gostamos do projeto de alimento.

  25. nos gostamos do projeto da alimentação

  26. gostei gostei a alimentação saudavel boa.

  27. Nos gostamos do projeto alimentação saudável porque Nos gostamos de comer

  28. Muito legal o seu projeto porque vcs comem comidas iguais as nossas comidas saudáveis.

  29. Nós gostamos De frutas por que é legal 2b

  30. EU GOSTAMOS DE FRUTAS
    EU GOSTAMOS DE MUITA FRUTAS

  31. Nós gostamos de frutas.

  32. nos gostamos do projeto da alimentação

  33. Nós gostamos de frutas porque são naturais.

  34. Trabalho excelente! Parabéns!

  35. Muito bom o projeto. Simples e direto.

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