PROJETO INTERNET RESPONSÁVEL – Parte 1


Iniciamos este trabalho de conscientização do uso responsável da internet no início do ano letivo. É um assunto que merece ser introduzido cada vez mais cedo, pois as crianças já fazem parte do mundo virtual desde que aprendem a escrever. Quanto mais cedo elas souberem das regras que devem ser seguidas, sobre segurança na rede e os termos corretos, mais segura será a relação dela com o mundo virtual.

Nas primeiras aulas fizemos uma “tempestade cerebral” sobre o assunto e descobrimos que a maioria não conhecia as regras de comportamento na internet.

Assim, tivemos a ideia de abordar o tema “netiqueta”, que veio ao encontro do fio condutor do Projeto Político Pedagógico da escola: “Valores”.

Acessamos o site GURI (Guia para Uo responsável da Internet) e começamos a ler as dicas do site, conversando sobre os tópicos, esclarecendo e compartilhando experiências. Sentimos que os alunos precisavam e queriam muito se aprofundar nesse assunto e, atendendo a pedidos, transformamos esse tema gerador em projeto anual.

Conforme eles foram adquirindo autonomia e entenderam como o site funciona ao intercalar o texto com histórias em quadrinhos, os alunos ficaram livres para ler em duplas e clicar nos links, discutindo entre si. Ao final da aula nós fazíamos uma roda de conversa sobre o que haviam aprendido.

Quando chegamos aos jogos, eles foram orientados a fazer, primeiramente, todos os jogos mais tradicionais. O Game do Edu ficou por último porque exige mais de uma aula. Muitos alunos o acessaram em casa, mostrando-o para pais e irmãos, a fim de conseguir vencer todos os desafios propostos. Até hoje tem aluno que vem me contar que finalmente conseguiu terminar o Game do Edu. Esse retorno é muito gratificante, pois vemos que conseguimos atingir o nosso objetivo de fazer com que o aluno aprenda e aplique o que apreendeu em sua vida fora do ambiente escolar.

Seguem abaixo algumas fotos dos alunos fazendo essas atividades e jogando os games, inclusive o Game do Edu.

Este slideshow necessita de JavaScript.

35 Respostas

  1. Professora Solange…..Parabéns por seu trabalho!!!!! As aulas de informática na UME João Papa são realmente voltadas para o aprendizado e uso na informática e não apenas joguinhos no computador. Seu esforço já deu frutos ao ver as atitudes de dos alunos ao comunicarem-se por este meio. Um orgulho para nossa escola!
    Bj. Professora Cheila Rocha, 5º ano B

    • Profª Cheila,

      Vc me emocionou com seu comentário. É muito gratificante saber que meu trabalho é reconhecido por meus pares também! Obrigada pela parceria!
      Com carinho,

      Solange

  2. Gostei muito porque nós brincamos nos jogos e ainda aprendemos a usar responsavelmente a internet,e fizemos grupos e depois uma roda de conversa.

    • É sempre bom abrender de forma lúdica, não é?
      Abçs,
      Solange

  3. o texto foi muito bom para ensinar as crianças à usar a internet direito,com responsabilidade e com segurança

  4. Achei que esse projeto foi muito bom para as Crianças !! Assim as crianças aprendem mais do que sabem.

  5. Eu achei incrìvel essa idèia de ensinar as crianças de como se comportar na internet porque hoje em dia a internet esta na moda mas è uma arma na mão de qualquer pessoa: adulto, criança, jovem…

    • Letícia,
      Fico feliz em ver que atingimos nosso objetivo durante o ano! Vc é uma excelente aluna! Foi muito bom trabalhar com alunos como você!
      Sucesso!
      Profª Solange

  6. Nós aprendemos tudo sobre a Webquest achamos muito legal já sabemos muitas coisas sobre os computadores, A nossa peça ajudou muito agente.

  7. Esse Projeto foi muito interessante por que nós aprendemos muitas coisas como se agir nas redes sociais.

  8. Oi eu sou Nicole e os progetos que fiz foram muito legais e a professora de enformatica fio otimo pra min eu aprendi coisas que nunca tinha feito meu aprendisado do computador foi muito divertido e eu gostei tanto que se eu podese voltaria no tempo e faria tudo de novo

    • Querida Nicole,
      Que bom que vc gostou e aprendeu tanto! Apareça sempre que quiser!
      Bjs,
      Profª Solange

  9. Eu gostei deste trabalho ele me ajudou muito, na minha opinião eu estava muito querendo saber o que eram aqueles quadrados que sempre diziam que eu guanhei iphone ipod e outras coisas a gora eu sei que pode ser spam o cavalos de troia e tambem ja peguei virus duas vezes e estou bem mas esperto agora sempre que e entrar em um site eu presto muita a tenção para que nao se repita resumindo e site me ensinou muitoooooo !

    • Gabriel,
      É muito gratificante saber que meu trabalho está surtindo efeito. Continue se protegendo na vida virtual e na real também!
      Abç,
      Profª Solange

  10. Nós gostamos muito do Projeto Internet Responsável.
    Eu Maryana gostei mais da parte do Jogo do EDU, pois agente aprendeu sobre o uso da internet.
    Eu Érica amei o jogo do EDU e o teatro que foi o mais legal de todos!!!
    É importante aprende sobre o uso da internet!!!

  11. A aula de Infomatica e muito inportante para gente .

  12. Eu gostei muito dessa parte do projeto porque todo mundo junto e unido

  13. Essa parte do trabalho foi bem legal eu meu colega gostamos do trabalho que a professora passou .O importante é que nós todos aprendemos bastante ao longo do ano e vamos sair do Papa sabem bastante de informatica para o edmea.

    • Obrigada, Jorge e Guilherme!
      Fico feliz em saber que vcs estão aplicando o que aprenderam.
      Continuem assim!
      Abç,
      Profª Solange

  14. A aula de teatro foi boa para temos mais atenção

  15. Nós gostamos muito porque aprendemos muito mais sobre a internet e jogamos vários games do Edu… Enfim gostamos muito disso e aprendemos a fazer coisas que nós não sabiamos… Foi bem legal !!!

  16. Nós gostamos muito do projeto do Edu,porque estava mostrando como não clicka em coisas que agente não sabe, e encinando a Internet Responsável e Foi muito legal.😀

  17. Nós vemos que através desse projeto podemos ensinar as pessoas o uso da internet correto, porque aprendemos mais sobre a internet.

  18. Sim nós comcordamos com este projeto. Alem de passar mais informações para os alunos. Também está ajudando as crianças a terem mais responssabilidade e cuidados na internet.

  19. As crianças devem saber os uso da internet virtual, as regras da internet e vimos história em quadrinhos explicando sobre a importancia da internet e os perigos.

  20. Eu gostei muito do trabalho assim podemos aprender e ensinar pro irmão irmã e podemos ensinar pro pais e pra familia inteira assim todos verem que o nosso projeto .foi muito bem todas as classe e teve a presentasão pra escola inteira e no sábado dia 10 de novembro mostra pro pai mãe irmã e familiares

  21. Nós gostamos muito. porque jogamos varios jogos educativos como o do Edu .Entre outros estamos bem filiz com o desenpenho nosso.

  22. As crianças devem tomar cuidado com os perigos na internet,e vimos história em quadrinhos explicando sobre os perigos na internet.

  23. Nós gostamos muito de participar do teatro e outras atividades educativas, foi muito bom, obrigado!!!!!!!!

  24. Nós adoramos o projeto internet responsavel porque aprendemos demais.

  25. Nós gostamos porque fisemos muita coisa legal, e a peça foi ótima.

  26. Nós, Adoramos essa Pag !
    É muito divertido particiipar da aula.
    Eu gosteii muiito ! – Diz Thalytta.
    Eu também – Diz Bruna.
    Nos amaaaamos !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Obrigada por nos apoiar professora Solange…
    Você é um exemplo na rede social!’
    Diz Bruna :
    -Professora SOLANGE TE AMO ! ‘-‘
    a senhora é um exemplo para a internet responsável *O* adorei o seu projeto.
    Diz Thalytta :
    -Professora Solange , eu amei o seu trabalho,viu?
    A senhorita é muito criativa para a aprendizagem…
    Diz bruna:amei o seu projeto obrigada por ensinar o 5b….

  27. eu gostei porque ensina alunos e pessoas a navegar na internet.

  28. Nós gostamos dos recursos da netiqueta porque são muito uteis para a gente se defender dos perigos da internet ,vírus,hakers e ladrões atraves da internet.Mas agora nós sabemos muito mais sobre a internet.Nós gostamos muito do site Internet responsavel.

    • Que bom, meninos! Parabéns por darem continuidade ao projeto em suas vidas fora da escola!
      Abraço,
      Prof Solange

Sua opinião é importante para nós! Deixe seu comentário aqui!

